O email marketing é algo trabalhoso e cansativo. E, apesar de dar frutos, a árvore dá algum trabalho a cuidar e a podar. Mas pode podá-la com uma tesourinha, ou então com uma serra automática de alta precisão: esta última, é o email marketing automation.

 

O que é o email marketing automation

 

O email marketing automation consiste na criação de posts automáticos, consoante algumas características do utilizador (preferências, data de subscrição, objetivo) que fazem com que os emails sejam enviados de forma sequencial e automática. 

 

Qual é a diferença entre este e o email marketing tradicional?

 

A única diferença é a existência de um grau de planeamento e automatização que lhe permite tornar as suas campanhas mais eficazes, com muito menos esforço.

 

Porque devo usá-lo no meu negócio?

 

A automação de emails possui diversas vantagens:

 

  • Poupa-lhe bastante tempo
  • Permite ter mais tempo para se focar na qualidade dos emails enviados
  • Deixa enviar mails perante uma timeline pré-definida
  • Permite segmentar os clientes, oferecendo-lhes conteúdos consoante a segmentação
  • Permite-lhe planear as suas campanhas de marketing

 

É fácil configurar automação para as minhas campanhas?

 

Depende do grau de automação, tipo de ferramenta a utilizar.

 

Ferramentas a utilizar

 

Quando falamos em automação, falamos num conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas como, por exemplo, provedores de email marketing que suportam automation. Aqui existem centenas de opções, como por exemplo, o MailChimp e o MailerLite. 

Apesar de ambos apresentarem planos gratuitos, para ter o melhor resultado, o ideal seria ter um plano pago, dado que muitas das funcionalidades importantes podem ser encontradas, apenas, nestes planos.

 

O grau de automação

 

Se forem ações relativamente simples, precisará apenas de alguns conhecimentos para conseguir efetuar e planear as suas campanhas. Automatizações mais completas, que dependam de outras acções, poderão requerer alguma programação, e aí já é necessário ter alguns conhecimentos nesta área. 

 

Assim, o email marketing automation é algo que todas as empresas que apostam em email marketing deveriam ter. Se for o seu caso, fale comigo.

Autor

Eu sou o Pedro Silva, project manager e consultor na Setup Tech, e trabalho diariamente com projetos tecnológicos, ao nível do desenvolvimento de Software e Marketing Digital e este é o meu blog pessoal, onde partilho algumas das minhas ideias. Espero que gostem.

Escrever um comentário